sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Versão perdida de Metrópolis será exibida em Berlim


Algumas das imagens perdidas do clássico Metrópolis, de Fritz Lang

...

Hávia uma lenda no cinema: Metrópolis, de Fritz Lang, teria uma versão maior. E essa cópia estaria perdida em algum lugar do mundo.

80 anos depois, os novos curadores do Museu de Cinema de Buenos Aires foram verificar o acervo da instituição e se depararam o tesouro, a versão perdida de Metrópolis, que teria sido exibida na Argentina em 1928 e depois passou por mãos de críticos e outros departamentos até parar nos arquivos do Museu.



Bem, a notícia tem mais de um ano, como você pode ver pela matéria exibida por uma rede alemã abaixo, já com algumas das cenas cortadas por Lang.



Mas o destino da obra perdida finalmente começa a tomar forma.

Sua pré-estreia mundial será no próximo Festival de Berlim, em 12 de fevereiro.

O longa será acompanhado por uma orquestra, que tocará a trilha ao vivo durante a exibição, como estivéssemos na década de 20.


A película, que dizem esclarecer vários pontos (a principal sendo a confusão entre um andróide e um humano), seguirá carreira internacional, então.


Obviamente, não há notícias sobre quem distribuirá a ficção científica expressionista alemã no Brasil (não sabemos nem nos EUA, imagine aqui), mas está jogada na mesa a ideia para a abertura da próxima Mostra Internacional de São Paulo.

Um comentário:

erikinha disse...

Que saudade da Berlinale! :)