sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Tim versus Terra

Novembro é o mês mais cool do ano. Sempre. Mas 2008 será mais ainda. Além de R.E.M. no pequeno e ótimo Via Funchal, a sempre deliciosa Kyle Minogue tentará fazer frente ao Planeta Terra, que promete ser O evento do semestre. Dez dias antes, o Tim Festival abre suas portas. Aproveitando, tava querendo fazer uma comparação pra ver qual o melhor evento dos dois, Planeta Terra ou Tim, baseado em experiências pessoais.

TIM FESTIVAL
Lado bom: saiu do nefasto Anhembi para tendas no Parque Ibirapuera. Lado horrível: preços incompatíveis com as atrações.

Kanye West - Abriu pro U2, tem um show hip-hip psi
codélico bacanudo e música legais. Mas é preciso ser MUITO fã para pagar 250 mangos para ver apenas ele. Sorry, próximo.

The National - Atual queridinho dos indies-dark. Nunca vi ao vivo e seu disco simplesmente não consegue ficar mais de 20 minutos no meu iPod. Tentei, juro. Se fosse mais barato, ia na boa.

MGMT - De cada dez apresentações tediosas e malucas, faz uma boazona. Acho a banda bem fraca. Melhor ficar em casa ouvindo Flaming Lips.


The Gossip - Ótimo show para esquentar a noite. Beth Ditto é simpaticona e não pára quieta. O público fica insano na Inglaterra. Por aqui, não sei como vai ser a recepção.

Klaxons - Taí, seria o único que pagaria bem para ver. Mas como já testemunhei um showzão na Bélgica, só vou se bater a pilha. De qualquer maneira, não perca. A banda fica mais pesada ao vivo. Impossível pensar em dramas da vida com "Golden Skanks" nas alturas. Aposto como será o show do ano do Tim.

Marcelo Camelo - Adoro Los Hermanos e talz. Mas Marcelo
Camelo solo, intimista, abrindo para Paul fuckin Weller? Não combina, mas aposto que foi idéia da organização para atrair as viúvas do grupo.

Paul Weller - Não gosto de velho em cima de palco. Mas Weller gastou a idade bem. Não sei se toca alguma do The Jam, mas o disco novo, 22 Dreams, não é de se jogar fora. Vale pela experiência mesmo, mas não morra se não for.


Gogol Bordello - Banda preferida de estudante mala de jornalismo, liderada pelo malucaço Eugene Hütz (você pode vê-lo no maravilhoso Uma Vida Iluminada ao lado de Elijah Wood). Show bem divertido, no qual a banda se esforça para sair da palhaçadinha e fazer música. O ingresso é o mais barato, então...


PLANETA TERRA
Lado bom: preços em conta para uma noite toda de shows. Lado ruim: ainda peca um pouco no casting, mas ganha do rival Tim.

Mallu Magalhães - Acabaram de divulgar que o festival é proibido para menores de 18 anos. Então, aproveitem o ensejo e impeçam a nova mala da música nacional de subir ao palco. Polícia neles! Vão ouvir Neil Young, Belle and Sebastian, Nick Drake, Wilco, Damien Rice, Ryan Adams e descobrir o que é folk de verdade.

The Jesus and Mary Chain - Não terá a deusa Scarlett Johansson cantando "Just Like Honey" como no Festival de Coachella, mas lágrimas prometem descer nas bochechas de muitos marmanjos neste momento. Claro, é uma banda que não está no auge. Então, vá se for fã. Eu vou.

Kaiser Chiefs - Sei que o segundo disco é fraaaaaco (só tem "Ruby") de legal, mas vi os caras num festival a luz do dia e mataram a pau. Sabem controlar o público, volta e meia descem do palco e cantam todos os hits do primeiro disco. Não perca.

Animal Collective - Nunca vi. Nunca ouvi. Mas vou tentar, ok?

Foals - O rival do Klaxons em shows punk-electro legais. Tou drento!

Spoon - Vamos ver uma das grandes bandas americanas do momento e no auge - são de Austin, a cidade mais cool do Texas, recordista de shows por noite. Porra, ouvir "You Got Yr. Cherry Bomb" e "Don´t Make Me a Target" ao vivo vai ser uma pancada.

Bloc Party - Vai ver outra coisa. Volte no fim para ouvir "Helicopter". Assisti à banda ano passado e é horrível. Imagine com o péssimo disco novo.

Offspring - Tá tirando uma da minha cara, né, Planeta Terra? Trocar Raconteurs, o show mais explosivo do rock atual, por esse dinossauro descartável? E o Black Rebel Motorcycle Club? Vacilô.

2 comentários:

Roberto Mello disse...

É, ainda estou vivo, desgraçado! :)

"Acabaram de divulgar que o festival é para menores de 18 anos."

Não seria para MAIORES de 18 anos? Ou talvez PROIBIDO para menores de 18?

Fiquei na dúvida.
Beijundas... :)

erikinha disse...

Acrescenta aí o Breeders.