terça-feira, 3 de agosto de 2010

O que Arcade Fire, Spike Jonze e Terry Gilliam têm em comum?


Nenhum disco em 2010 causou uma comoção tão grande quanto The Suburbs, dos canadenses do Arcade Fire.

Antes mesmo do dia do lançamento (hoje, terça-feira, 3), o álbum tocava em festas, ganhava elogios o comparando a Ok Computer, do Radiohead, e alçava o grupo à estratosfera rocker.

E o hype não vai diminuir. A banda fecha o festival de Reading, está no Lollapalooza e prepara dois projetos com cineastas consagrados.

O primeiro é um webcast nos moldes que o U2 fez, ano passado, e acabou virando um DVD.

Na quinta-feira (5), o Arcade Fire sobe no palco do gigante Madison Square Garden, em Nova York, para dois shows, e o primeiro deles será transmitido ao vivo pela página da banda no YouTube. Quem comandará as câmeras do espetáculo é ninguém menos que o Monty Python Terry Gilliam, diretor de obras como Os 12 Macacos, O Pescador de Ilusões e Brazil. A brincadeira é patrocinada pelos cartões American Express. Nada mal para uma banda indie.

O segundo projeto é um curta de ficção científica roteirizado por Win Butler, líder do Arcade Fire, e seu irmão, e dirigido por Spike Jonze.

Jonze usou "Wake Up", canção do disco Funeral para os trailers de seu Onde Vivem os Monstros? e
é fã dos canadenses. Nada mais natural que dirigisse uma espécie de promo de luxo do novo álbum.

"Basicamente, nós tocamos algumas músicas do disco e a primeira imagem que veio à mente dele é a mesma que eu tinha para um filme de ficção científica desde que era menor. Meu irmão, eu e Spike escrevemos a história juntos, o que foi bem divertido.", contou Win ao Pitchofork. "Passamos uma semana filmando em Austin com crianças de 15 anos!"

Nenhum comentário: