sexta-feira, 30 de julho de 2010

Os melhores filmes da Miramax

Acabou a novela da venda da Miramax.

A Disney passou o catálogo de mais de 700 filmes para a Filmyard Holdings LLC por 660 milhões de dólares, valor que os analistas consideram uma barganha. Os irmãos Weinstein, fundadores da empresa, não conseguiram levar o leilão, mas deixaram um legado importante para o cinema. Revelaram muita gente boa, mudaram a forma de competir no Oscar - para o bem ou para o mal -, distribuíram obras importantes e foram temidos por toda Hollywood por causa das grosserias e do jeitão implacável nos negócios. Eles compraram até mesmo Cidade de Deus para passar nos EUA.

Separei os 10 filmes que marcaram a história da Miramax e, de certa forma, do cinema. Mas o longa brasileiro não está na lista abaixo, porque não foi financiado pela produtora desde o começo.

Pulp Fiction

A obra-prima de Quentin Tarantino. O filme que mudou o cinema pop para sempre. E gerou milhares de imitadores.
Trainspotting

Poucos longas definem tanto uma geração quanto essa obra-prima escocesa de Danny Boyle. E revelou Ewan McGregor e Robert Carlyle para o mundo.

Procura-se Amy

Kevin Smith nunca mais conseguiu repetir a mistura perfeita de coração, quadrinhos e relacionamentos complicados. Até Ben Affleck está bem no filme.

Swingers

Uma das produções mais cool dos anos 90. Dirigida por um jovem Doug Liman (A Identidade Bourne) e estrelada por Jon Favreau (também roteirista), que hoje é o diretor de sucesso de Homem de Ferro, e
Vince Vaughn no começo de carreira.

Bob Roberts

Tim Robbins fez de tudo nesta sátira política: direção, roteiro, interpretação e a trilha sonora. Recebeu até comparação com Orson Welles. Genial.

O Corvo

Numa época que as adaptações de quadrinhos ainda não eram tão sombrias, o longa chegou de surpresa e ousou ao investir no lado negro da força. Pena que rendeu a vida de Brandon Lee, morto em cena.

Gênio Indomável

Robin Williams enxuto, Matt Damon e Ben Affleck numa química que levaram do lado de fora do campo e Gus Van Sant em um de seus filmes mais tradicionais e não menos tocante.

Chicago
Não chegou a ser tão ousado quanto Moulin Rouge, mas trouxe o formato tradicional dos musicais para Hollywood novamente.

Sangue Negro
 
Paul Thomas Anderson (Magnólia) recebe a ajuda de uma das maiores atuações da história (Daniel Day-Lewis) para entender a ganância que move o homem.

Tiros na Broadway
Quando todos achavam que Woody Allen estava acabado, a Miramax o adotou para uma sequência de filmes sensacionais. Inclusive essa história de máfia e teatro, sua última indicação ao Oscar de Direção.

Nenhum comentário: