segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A realidade aumentada da Esquire



Uma das coisas que mais me fascinam ultimamente é o futuro do jornalismo. Assim como qualquer fanático por tecnologia e informação (e pela sobrevivência da profissão que escolhi), tento fazer minhas previsões e tenho certas opiniões sobre o futuro da mídia, impressa ou não. Os sinais são bem visíveis, mas o Brasil não é a Europa... ou os Estados Unidos.

Por isso mesmo, vai demorar muito para uma revista brasileira copiar, mas a Esquire, revista voltada para o público masculino adulto não-retardado, que nunca foi experimental, resolveu editar a edição de novembro, com Robert Downey Jr. na capa, seguindo a nova onda da "Realidade Aumentada".

Seria mais ou menos o equivalente mais prático e revolucionário do CD-ROM que vinha grátis há alguns anos nas revistas.

Agora, ela vem equipada com detectores. Você vai no site da Esquire, baixa um programa de reconhecimento visual (via webcam) e, depois, pega algumas matérias para interagir no "sensor de movimento".

Acho que a Entertainment Weekly fez algo em menor escala há alguns meses. Me falha a memória sobre o tema.

Bem, a explicação pode ser estúpida, mas assista ao vídeo acima e você vai ter uma idéia do que significa o projeto.

Se isso vai ser o futuro da mídia? Duvido. Mas é sempre incrível ver a capacidade de ousadia de editores e editoras em novos tempos. As luzes nos túneis são acesas aos poucos e não de uma só vez.

O caminho, porém, será interessante.

Nenhum comentário: