segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sobre algo inovadoramente ultrapassado...

A teoria dos jornalistas especializados em Internet é que a rapidez da informação é vital para a sobrevivência de um site/portal/blog. Poder ser. Acredito que, com a decadência do impresso, o papel das revistas será cada vez mais analítico e os grandes portais vão virar centros de entrentenimento popular, rápidos e rasteiros. A inclusão digital é inevitável e isso atingirá os grandes sites de forma poderosa nos próximos dois anos.

Há alguns anos, quem imaginaria o UOL cobrindo o Rodeio de Barretos com equipe própria e destaque na home? Quem imaginaria o mundo de bizarrice sensacionalista que toma conta das capas do Globo.com?

A Internet comercial finalmente está deixando de ser conteúdo de elite para ganhar apelo de massa. Quem não gostar, migre para os pequenos sites e escolha seus jornalistas/escritores/blogueiros preferidos na pasta de Favoritos.

Tudo isso para dizer que, de acordo com essa teoria, vacilei. Eu deixei passar a notícia do retorno de dois ícones da cultura pop mundial em novas versões.


A nova Patrulha Estelar


Mas foi estranho descobrir que o desenho Patrulha Estelar vai ganhar um novo longa em dezembro de 2009. Pelo que entendi pelo trailer abaixo, Space Cruiser Yamato traz toda a equipe da nave Yamato (ou Argo, no ocidente) sem muita invenção de computação gráfica ou 3D. Há uma evolução natural, mas os traços são similiares àqueles exibidos pela TV Manchete nos anos 80. E o principal: usando o mesmo tema musical. Misto de medo e ansiedade, mas quem sacar japonês e quiser explicar um pouco mais sobre a reimaginação, o blog está aberto para esclarecimentos.


Mesmo assim, o choque da nova Yamato foi fichinha em comparação ao livro que será publicado no próximo dia 12.

Sexto capítulo de O Guia do Mochileiro das Galáxias



And Another Thing... é nada menos que o sexto capítulo da saga O Mochileiro das Galáxias, criada pelo gênio Douglas Adams. O problema é que Adams morreu em 2001. E já tinha deixado as aventuras de Arthur Dent meio de lado no quinto episódio (adaptando outra aventura), Praticamente Inofensiva.

Pior: ele não deixou nenhum escrito. Apenas o desejo de fazer mais uma história neste universo. Então, entra em cena ninguém menos que o irlandês Eoin Colfer, autor da série Artemis Fowl. O sujeito, com a benção da viúva do falecido autor, Jane Belson, teve a ousadia de criar uma nova trama dentro do mundo de O Mochileiro das Galáxias.

O pior é que o anúncio de And Another Thing... foi feito há mais de um ano na BBC. E não lembro de ter lido nada sobre isso. De qualquer maneira, o que pode ser um sacrilégio ou uma homenagem sai em poucas semanas. Gosto do estilo de Eoin. Eu o entrevistei há alguns anos, em São Paulo, quando conversamos sobre as adaptações de sua obra no saguão de um hotel da cidade e ele é um sujeito engraçadíssimo. Mas só conheço uma pessoa capaz de se igualar ao talento de Adams para a comédia absurda: Terry Pratchett. Ok, uma segunda: Neil Gaiman, fanático pela série e que fez diversos textos para os livros do escritor nos últimos anos.

Antes tarde do que nunca? Espero que ainda exista espaço pra isso por aqui. ;)

Um comentário:

Bruno disse...

Ousada a ideia do Eoin. Também não sabia dessa, Salem. Ou seja, mesmo tardio, seu post foi útil. rs

Abraço!