quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pearl Jam chega ao topo das paradas...


...Isso ainda significa algo?

O Pearl Jam não colocava um disco no topo das paradas americanas desde 1996, quando No Code foi lançado.

Ironicamente, No Code foi o disco que manteve o Pearl Jam vivo, afastou a banda do grunge decadente e renovou o som da banda para o futuro. "Off He Goes" ainda é minha música preferida da banda.

Ironicamente, porque foi o disco que afastou também os fãs de ocasião que compraram Ten, Vs. e, em menor proporção, Vitalogy.

Bem, Backspacer é uma ruptura da banda também. Eddie Vedder voltou a compor letras mais desencanadas e com frases mais preocupadas com o som e menos com a situação política do universo. É um disco alegre e íntimo.

Mas não foi por isso que o grupo voltou a dominar as paradas. Backspacer é o primeiro álbum do Pearl Jam fora de uma grande gravadora. A banda soube negociar bem a distribuição. Mandou material exclusivo para a cadeia de lojas Target, promoveu caçadas pela Internet e lançou as músicas novas para o game Rock Band - em download e em uma edição especial física com o CD original.

O resultado foi a venda de 189 mil cópias do disco em uma semana nas lojas. Bastante para dominar o topo, mas 90 mil unidades a menos que o anterior, Pearl Jam.

Certamente, a diferença será coberta sem problemas com a venda do disco digital e do game.

Para um veterano grupo grunge, o Pearl Jam está ensinando algumas lições para quem chora com medo da internet.

Nenhum comentário: