segunda-feira, 25 de maio de 2009

Wilco (The Album): Faixa a Faixa


Wilco (The Album) - Faixa a Faixa

Wilco (The Song) -
A música que define o álbum inteiro. Seria a prima feliz de "The Lonely 1", que fala sobre a relação infeliz e solitária de Jeff Tweedy com um show. Numa canção narrativa distorcida que mais lembra o encontro do Wilco com Thurston Moore, o compositor faz uma ode aos seus fãs. Ele pergunta "Os tempos estão difíceis? As estradas pelas quais você viaja estão esburacadas? De saco cheio de ouvir besteira dos mais velhos? Cansado de estar exposto ao frio?" só para responder: "Olhe para seu som, coloque os headphones, arrume o cabelo. Wilco vai te amar!"

Deeper Down - Quem conhece o trabalho de Neils Cline fora do Wilco sabe que o guitarrista tem uma predileção pelas "slide songs". Apesar de acrescentar uma distorção no meio, "Deeper Down" é basicamente uma música do A Ghost Is Born sem a inspiração de Tweedy no máximo e com Cline no comando.

One Wing - A melhor música do disco. Simples como se saísse de Sky Blue Sky, "One Wing" é a "Impossible Germany" de Wilco (The Album). Ela estreou em um show no Alaska, ano passado, e usa a metáfora de um pássaro que virou símbolo na luta da defesa dos animais para contar uma história de amor como somente Jeff Tweedy sabe fazer. Linda.

Bull Black Nova - O novo processo de composição de Tweedy se torna radical aqui. Nada de melancolia ou melodias fáceis em quase 6 minutos. Uma guitarra repetitiva que desde Summerteeth não aparecia no Wilco cobre uma letra menos narrativa e mais baseada no som das palavras, algo incomum para Tweedy. Apesar da ousadia, não passa perto de pérolas parecidas como "Spiders (Kidsmoke)".

You and I - Dueto acústico com a cantora Feist. E, por mais que os fãs reclamem da falta de depressão do novo Wilco, mostra que Tweedy é capaz de construir uma simples balada ensolarada sobre um casal apaixonado. "Não preciso saber tudo sobre você/Você não precisa saber tanto sobre mim". Não é experimental, nem com letras para análises de horas, mas é para passar o dia feliz com ela na cabeça.

You Never Know - Jeff Tweedy volta aos tempos de A.M ("I Must Be High") para compor um rockão clássico levado com a ajuda de um piano de cabaré e backing vocals que John Stiratt vai morrer de vergonha de cantar. Afinal, "Toda geração pensa que é a pior, que é o fim do mundo. Eu não me importo mais" Quem imaginaria Tweedy escrevendo algo tão banal, mas ainda assim delicioso de ouvir?

A Country Disappeared - Cantando meio em falsete, Tweedy procura a nova América pós-Bush e parece meio desiludido. "Acorde, estamos aqui. É pior do que imaginávamos", clama o vocalista para depois dizer que "Não vou ouvir um não. Não vou deixá-la ir." Outra bela balada.
Solitaire - Uma música sobre um cara que estava errado ao jogar... Paciência?? É a letra mais bizarra do lado feliz de Tweedy. Aqui, ele busca os erros do passado ("Demorei muito para pensar/Eu estava errado em acreditar/Somente em mim"). Fraca.

I'll Fight - A versão upbeat de "On and On", de Sky Blue Sky. Era uma das preferidas da turnê que adiantou Wilco (The Album), ano passado. Uma canção de amor simples e lindona.

Sonny Feeling - Outra que já figurava nas apresentações ao vivo. Nada demais e só tem um refrão que fica na cabeça e é bem irritante.

Everlasting Everything - Épica, linda e original. O final que o disco precisava para sair de um certo conforto melódico. Tweedy mostra que está cantando como nunca.

Discorde de tudo isso. Clique na capinha do disco. Mas não esqueça de apoiar a banda.

Um comentário:

Ana Elisa Faria disse...

Adorei "I'll Fight". Ela é quase minha "Hummingbird" do novo disco. Quase.

:)