terça-feira, 19 de maio de 2009

O Novo Sherlock Holmes



Sherlock Holmes foi um herói que marcou minha infância. Lia seus contos o tempo todo e o personagem de Sir Arthur Conan Doyle foi um dos responsáveis por minha adoração a tramas detetivescas. Tirando a aparição de Holmes em As Aventuras da Liga Extraordinária - os quadrinhos de Alan Moore e não o filme -, acredito que a última vez que tive um contato maior com o investigador inglês foi quando visitei seu museu na Baker Street, em Londres. No cinema, consigo me lembrar com carinho de O Enigma da Pirâmide (1985), dirigido por Barry Levinson e escrito por Chris Columbus (diretor de Harry Potter e a Pedra Filosofal). Nele, Holmes (Nicholas Rowe) se apaixona e chora pela primeira e última vez. Apesar da ingenuidade da obra, era uma perfeita reimaginação de um ícone, brincando nos momentos certos, mas nunca desviando da natureza da criação de Conan Doyle.

Tudo isso para dizer que o velho Sherlock Holmes está morto. Em um certo nível menos obsessivo, começo a me sentir como meu amigo Eduardo Torelli em relação ao James Bond de Daniel Craig. Adoro Robert Downey Jr., acho Jude Law um bom ator e Guy Ritchie tem tudo para acertar. Mas o primeiro trailer de Sherlock Holmes adianta o falecimento do detetive original. Estamos agora lidando com uma espécie de 007 vitoriano, mulherengo, fortão e pronto para as respostas mais sarcásticas. Holmes nunca foi discípulo do dramaturgo Bernard Shaw. Ele podia ser arrogante, distante. Mas seu sarcasmo era raro.

Minha impressão depois de ver o trailer? Que o Sherlock Holmes de Downey Jr. é apenas o Tony Stark sem armadura e com poder de dedução. Downey é um ator engraçado, simpático e inteligente - já o entrevistei duas vezes e fiz um perfil para a Rolling Stone bem bacana. Mas ele precisa ter cuidado para não virar um rótulo. Sim, o bom humor é vital na hora de uma reinvenção. Mas está chegando um momento que vão querer refilmar O Campeão e tirar a morte do lutador do final. Reimaginar O Exorcista com Steve Carell no papel do padre. Ou algo do tipo. Se levar a sério demais é imbecilidade. Mas não levar nada a sério é outra grande armadilha.

Mas acho que será um filme divertido. Não será Sherlock Holmes, mas será divertido.

2 comentários:

Fagner Franco disse...

"Mas ele precisa ter cuidado para não virar um rótulo." Exatamente o que pensei quando terminei de assistir ao trailer.

Raquel Gariani disse...

Eu sou fã numero um do sir arthur e do Holmes e de todos detetives dos livros (perry mason incluido sim). Até do Xango de Baker Street eu ri. Então comigo não vai ter erro, desde que não desrespeite o cara. De todas formas acho que vai ser mais um filme do Guy Richie do que um filme do Holmes.
Outro dia vi aquele jogo de tabuleiro do Sherlock e quase morri de vontade de comprar, quando eu erra pirralha eu amava. (foda é que é caro e nem sei se é um bom jogo).
Detalhe: Watson sem barrigona não rola!