terça-feira, 7 de abril de 2009

Uma estrela em outro céu

Estou ficando velho. Dezoito anos de lançamento de Ten, do Pearl Jam!! Preciso admitir algo. Por mais que Nevermind, do Nirvana, tenha mudado minha maneira de ouvir música para sempre, Ten sempre teve um lugar especial no coração. Era engraçado, minha turma se dividia em quem gostava de Nirvana e Pearl Jam. Não podia misturar as duas coisas. Ficava meio puto quando falavam que o Pearl Jam era uma banda de grunge de butique. 18 anos depois, o Nirvana cabou-se, Alice In Chains cabou-se, Kurt Morreu, Layne Staley (Alice In Chains) morreu, Chris Cornell paga mico com disco solo vergonhoso e até o Soundgarden voltou para um show patético. O Screaming Trees não existe mais, apesar de Mark Lanegan continuar a produzir música boa por todos os lados (Gutter Twins, solo, Queens Of The Stone Age, com Isobel Campbell). Mudhoney virou diversão pra brasileiro nostálgico.

E o Pearl Jam?

Se reinventou no divisor de águas No Code, trilha sonora de meu primeiro fim de namoro na faculdade, faz shows para 60 mil pessoas, lidera festivais na Inglaterra, lançou um ótimo disco há 3 anos, influenciou centenas de bandas (umas bem horríveis... Creed, Nickelback) e não é um grupo que precisa ser a maior para ser uma das melhores. O hilário é que Kurt e Eddie Vedder sempre se davam bem.

Quer fazer as pazes com a adolescência? Ten está sendo relançando em três formatos. Todos eles vêm com a mixagem original e uma nova, feita pelo mesmo produtor Brendan O'Brien, e faixas bônus que qualquer fã de carteirinha da banda sabe cantar de cor (embora sejam diferentes das lançadas na época... Por exemplo, "Breath and a Scream" tem letra diferente, e "State Of Love and Trust" é ao vivo, semi-acústica). Uma segunda caixa vem com o DVD da megafamosa apresentação do MTV Unplugged, agora com "Oceans", nunca exibida pelo canal de música.

Agora, se você for meu amigo, pode encomendar (sim, as duas peças acima chegam ao Brasil, mas não é o caso da terceira) a edição de colecionador. Ela vem com 4 vinis (os discos que saem em CD + um show realizado em 1992, em Seattle, e nunca lançado de maneira alguma), uma fita cassete reproduzindo a demo original do Pearl Jam, um livro de anotações de letras de Eddie Vedder, fotos e outras paradas.

Pode comprar para mim aqui na Amazon. Mas avisa para eu não comprar repetido.

Nenhum comentário: