quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Para Ler e Ouvir - Parte 1

Eu queria fazer um megapost sobre livros pop para quem gosta de Nick Hornby e não sabe mais para onde olhar numa livraria. Bem, resolvi liberar os dois primeiros e vou tentando jogar mais obras do tipo ao longo da existência do blog. Vou tentar colocar pelo menos um par de exemplares resenhados por semana, caso a vida profissional deixe nestes dias que serão turbulentos. Espero que gostem das dicas e me passem algumas também.


Love Is a Mix Tape: Life and Loss, One Song at a Time, de Rob Sheffield
Antes de começar a ler, faça um check-up no coração e tente terminar o livro numa sexta-feira, prestes a sair para dançar com os amigos mais animados. Usando o título que eu gostaria um dia ter inventado ("O amor é uma coletânea de músicas" resume vidas facilmente), o crítico de música Rob Sheffield cataloga o casamento com Renee desde o momento que se encontraram pela primeira vez (ele, nerdão jornalista. Ela, louquinha impulsiva) até a repentina morte dela, vítima de uma embolia pulmonar em 1997. Em comum entre os dois, o gosto musical e o amor. Frases como "Quando ela morreu, não conseguia falar, porque ela era toda minha voz" são destruidoras, mas o início do relacionamento, a passagem pelo grunge e os shows dão a leveza necessária à obra.
Comprar na Amazon


Killing Yourself To Live, de Chuck Klosterman
Ex-repórter da revista Spin, Chuck Klosterman é uma mistura dos roteiros de Gilmore Girls (sim, eu gosto e não sou gay) com a obsessão musical de Nick Hornby. Neste segundo livro, ele decide pegar o carro e sair pelos Estados Unidos para visitar os locais de grandes tragédias musicais, como o lugar onde o avião de Buddy Holly se espatifou e a mansão de Kurt Cobain. Na viagem, se recorda de suas três grandes namoradas e o grande amor de sua vida, ligando as garotas aos quatro membros do Kiss. Há diálogos muito bem sacados que poucos imaginariam no mundo real, como qual canção dos Beatles seria perfeita para um suicídio (Chuck escolhe "Tomorrow Never Knows"; eu ouviria "This Boy", primeira música que ouvi do quarteto). O título do livro vem do Black Sabbath. Comprar na Amazon

Nenhum comentário: