quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Oscar 2009: Análise dos Indicados

Nem Wall•E entendeu as indicações: "Não entrei como melhor ator? Pfff."

Benjamin Button está certo. Envelhecemos para terminar em fraldas. A Academia provou isso hoje. Como crianças birrentas e mimadas, os velhinhos preferiram esquecer Batman – O Cavaleiro das Trevas, indicado a TODOS os prêmios de Sindicatos (cujos membros são da Academia), em favor de O Leitor, de Stephen Daldry.

Isso talvez seja o passo mais retrógrado do Oscar desde a não consagração de O Segredo de Brokeback Mountain há três anos. Seria a chance de unir um fenômeno de bilheteria, um evento único de cultura pop, com um filme tecnicamente perfeito, que servirá de referência para sempre em seu gênero. Seria a volta das grandes audiências. O Cavaleiro das Trevas não ganharia, claro, mas seria bacana mostrar que os membros caminham de acordo com a modernidade. Trocar o espetáculo de Batman por O Leitor é como esquecer Titanic e O Senhor dos Anéis em seus respectivos anos.

A Academia volta à Idade das Trevas em 2009. Outra prova? As indicações para todos os principais atores de Dúvida. Viola Davis tem apenas uma cena (forte) no filme, Meryl Streep é basicamente a versão carola da sua chefe megera em O Diabo Veste Prada, Amy Adams chega a irritar de tão boba e Philip Seymour Hoffman, bem bom, está muuuuiiito melhor em Synecdoche, New York. Mas, basta tratar de um assunto batido, e Oscar na certa. Religião, intolerância e crianças no meio são clichês que pensávamos estar extintos. Só faltou o nazismo para Dúvida, mas ele está em O Leitor, completando o Oscar mais Oscar da década.

Esses temas até geram bons filmes, como Milk e O Leitor. No entanto, ver O Lutador em duas categorias apenas, O Cavaleiro das Trevas em cinco (quatro técnicas) e Vicky Cristina Barcelona apenas em atriz coadjuvante chega a ser um absurdo. Para indicar Na Mira do Chefe? O roteiro óbvio e teatral de Dúvida?

Nem tudo foi ruim no anúncio. O Curioso Caso de Benjamin Button é um filmaço. Quem Quer Ser Um Milionário? é uma fábula lindíssima. Milk tem um elenco primoroso. Frost/Nixon é um thriller político como há muito não se via. Robert Downey Jr., Mickey Rourke e Marisa Tomei merecem uma mesa só para os três encherem a lata na noite de premiação. E quero ver se Sean Penn vai comparecer à festa de novo – lembrando que seu maravilhoso Na Natureza Selvagem foi a vítima do ano passado.

Pelo menos, Heath Ledger fará o gol de honra. E ninguém tasca o Oscar de Wall•E.

Todos os indicados ao Oscar 2009 na página oficial do prêmio.

2 comentários:

Roberto Mello disse...

Valeu pela análise.
A tempos já desisti de Oscar. Mas sei que vcs do meio é um mal necessário.
Abraxas.

Roberto Mello disse...

Ops... "Há tempos"