sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Writing to Reach You


Sempre discuti sobre músicas depressivas.. ou melancólicas, como prefiro chamar. Adoro rock, cresci ouvindo grunge e Faith No More foi meu primeiro show internacional. Mas não consigo entender porque certas pessoas têm uma tendência a odiar canções tristes. Tristeza é parte integral da indústria fonográfica. Se não existissem corações partidos, os Beatles seriam apenas uma boy band sem futuro. Acho que músicas deprês são formas de estudo do próprio ser humano. Psicologicamente falando, isso é a coisa mais óbvia e clichê da história. Não fico triste quando ouço "How To Disappear Completely", do Radiohead. Claro que músicas trazem lembranças, boas ou más. Mas isso pode acontecer até com "Paranoid", do Black Sabbath. Outras ganham significados diferentes com o tempo. Por exemplo, "Seasons In The Sun", clássico de Terry Jacks. Gravada em 1974, ouvi essa música pela primeira vez num episódio de Millenium, finada série de Chris Carter, criador de Arquivo X. Fiquei hipnotizado pela letra ("Adeus, amigos. É hora de morrer. Juntos, subimos colinas e árvores...") e o instrumental mais dark que Johnny Cash poderia sequer imaginar. Anos depois, o Nirvana gravou a música. Kurt Cobain usou trechos em sua nota de suicídio.

A melancolia está em alta novamente. Dos discos novos, dá para pincelar pérolas para nenhum fã do The Cure reclamar.

Glasvegas - "Geraldine"
Boomp3.com
O grupo "down" do ano na canção mais "pra cima" que consegue escrever. Fala sobre uma (aham) assistente social chamada Geraldine que precisa salvar almas desesperadas, pessoas em beira de edifícios. Coisas bem animadoras.

Travis - "Before You Were Young"
Boomp3.com

Faixa escondida do novo disco da banda escocesa. É um épico tristonho sobre tempos que não voltam mais. Pessoas que envelheceram e olham para um passado alegre que não é mais possível alcançar. Melhor forma de terminar um discão.

Cold War Kids - "Something Is Not Right With Me"
Boomp3.com
Juro por Deus: quando ouvi essa música pela primeira vez, estava jogando W11 online. A coisa é tão pertubadora (tente jogar videogame com alguém gritando "ALGUMA COISA NÃO ESTÁ CERTA COMIGO!" dez vezes por segundo) tanto que precisei parar o iPod para poder ganhar do pato que levava uma goleada em algum lugar do planeta no xBox 360. Me recuso a acreditar que está virando hino, mas está. O Cold War Kids já é trágico por natureza (letras sobre alcoolismo, famílias destrambelhadas), mas um rock sobre um cara tentando ligar para a amada sem conseguir porque ela não aceita chamadas a cobrar é quase digna de um Tiririca, tipo, se Tiririca fosse cool, tocasse blues-rock e cantasse como se o fim do mundo fosse amanhã. Genial. Bom disco novo...

Aimee Mann _ "Deathly"
Boomp3.com
Essa é das antigas. Mas o verso "Agora que você me encontrou teria problemas em nunca mais me ver novamente?" é um dos mais marcantes da música pop.

The Killers - "Human"

Boomp3.com
De depressivo, apenas o fato que o Killers promete virar uma banda idiota com o produtor da Madonna. Musiquinha chinfrim essa com letras risíveis e um tecnopop que serviria de Lado B do Erasure.

Nenhum comentário: