sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Patrulha Polar


Segundas chances são raras na música. E nenhuma segunda chance foi tão bem aproveitada quanto a concebida pelos deuses para o Snow Patrol. A banda meio escocesa meio eire já estava debandando após as gravações do disco Final Straw, o primeiro depois de levar um chute na bunda da gravadora Jeepster. Tinha integrante já pensando em lavar prato. Era uma banda conhecida nos círculos indie, mas sem uma personalidade carismática ao ponto de dar o passo necessário para ser mega.

Até que conhecia o Snow Patrol desde o começo, mas nunca ao ponto de me interessar demais ou decorar uma música sequer. Estava numa pequena loja de discos em São Paulo com uma amiga e foi ela que notou aquela mistura de suavidade e rock épico. Os discos que tocavam no local eram os dois primeiros, Songs For Polarbears e When It's All Over We Still Have To Clear Up. Foram lançados no Brasil por uma gravadora menor e logo viraram artigos de promoção fácil. Comprei os álbuns por uma bagatela e nunca mais deixei o Snow Patrol de lado. Como para fazer justiça à minha afeição, virou superstar com Final Straw, principalmente por causa de "Run", talvez uma das músicas mais lindas gravadas pelo ser humano ("Light up, light up/As if you have a choice/Even if you cannot hear my voice/I'll be right beside you dear" arrepia até hoje).

O problema é que o Snow Patrol funciona melhor na berlinda. Lotando festivais e vendendo quatro milhões de discos foram algo que o vocalista Gary Lightbody não soube assimilar direito. Sim, Eyes Open não é ruim, mas é outra banda no lugar. É um grupo que tinha acabado de abrir para o U2 e tinha contrato para jogar um single em Homem-Aranha 3. Parecia muito preocupado em hits fáceis como "Chasing Cars" e "You're All I Have". Ironicamente, apesar da grande vendagem, foi o trabalho que fez o Snow Patrol recuar um pouco. Encontrei eles neste momento, sem ser a principal atração do festival Rock Werchter, tocando em plena luz do dia e tudo mais. Ainda assim, "Run" e "Spitting Games" com 60 mil pessoas cantando junto é uma experiência que qualquer mortal deveria experimentar um dia. Não foi um show marcante na minha vida, mas correto.

A lição foi aprendida no novo disco. A Hundred Million Suns é um Snow Patrol mais energético e livre. Não há pressão palpável. O primeiro single "I'll Take Back The City", sobre Belfast, ser grudento, porém bem chatinho. Se eu fosse o produtor, teria jogado minhas fichas em "Disaster Button", que vai fazer arenas tremerem por esse globo de Deus. A coisa é tão séria que tem até um épico de 16 minutos dividido em três atos no fim do álbum. Bom saber que o dinheiro está sendo bem utilizado.

Baixe o disco aqui (cortesia do Nodata): Snow Patrol - A Hundred Million Suns

Um comentário:

erikinha disse...

Essa banda é linda mesmo.
You could be happy é de matar.
Beijo!